20/07/2022

Reforma Agrária na China e o antigo mito comunista de Mao Tse-Tung

Mao Tsé-Tung distribuiu terras mas deixou o povo morrer

Mao Tse-Tung até hoje é o líder mais popular da China. Só que era comunista e isso é um drama.

Com suas ideias de esquerdista ele distribuiu terras para as famílias camponesas chinesas produzirem e se alimentaram com o compromisso de entregarem a produção excedente para o governo distribuir entre aqueles que não conseguissem produzir. 

Regime de cooperativa. Assim, ninguém passaria fome. A intenção foi boa, mas o cálculo foi muito ruim. Aconteceu que inúmeras famílias não conseguiram produzir e parte do povo morreu da fome.

Isso pode desfazer o mito de que a China promove regimes comunistas ao redor do mundo. Aquele governo não tinha recursos para financiar sistemas políticos em outros país porque era um entreguista. 

Mao era admirado igual Fidel em Cuba. Era só uma ideia de mundo perfeito e igualitário, mas que escondia a miséria do povo.

O governo comunista de Mao Tse-Tung deve ter feito a maior reforma agrária do mundo: assentou centenas de milhares de famílias que não tinham terras na época. Por isso tem tanta admiração do povo até hoje. 

Só que foi um ditador: mandou matar contrários e deixou morrer de fome quem queria (Revolução Cultural).

É um outro mito esquerdista cultuado até hoje em dia de que a Reforma Agrária seja a solução para os sem-terra invasores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário